SUBTEMA: Quem sou eu?
QUESTÃO PROBLEMA: Como inserir a família no cotidiano da creche?
JUSTIFICATIVA: Segundo RCNEI: A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcado pelo meio social em que se desenvolve, mas també o marca.
OBJETIVO GERAL: Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio- histórico-culturais, de forma autentica, consciente e contextualizada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Resgatar a história de vida da criança,
- fazer a criança rconhecer os diferentes modos de se viver;
- reconhecer-se como indivíduo;
- inserir a família no cotidiano escolar;
- adquirir autonomia nas decisões;
- ser capaz de disciplinar-se;
- estimulat o raciocínio e a percepção visual;
- saber o maior número de palavras e expressões antes desconhecidas;
- conhecer a história e o significado do seu nome;
- formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
IDENTIDA E AUTONOMIA
o
Reconhecimento do seu nome, das suas
características físicas, dos objetos e das pessoas com as quais convive.
o
Realização de pequenas tarefas que envolvam
ações cooperativas e solidárias.
o
Conhecimento e utilização de regras pré
estabelecidas de convívio social.
ARTES VISUAIS
o
Criação de desenhos, pinturas, colagens
e modelagens;
o
Valorização de suas próprias produções
artísticas,
o
Preparação para a escrita,
o
Observação de diversas figuras humanas.
LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA
Oralidade
o
Uso da linguagem oral no cotidiano, nas
brincadeiras, na comunicação, opiniões.
o
Elaboração de perguntas;
o
Reprodução oral e repetição de poesia,
cantigas, canções, poemas e músicas.
o
Ampliação de seu vocabulário,
o
Participação e interação
Leitura
o
Convivência com livros infantis
o
Leitura não convencional
o
Familiarização das letras do alfabeto
o
Registro do próprio nome
o
Diferenciação das letras e dos números
NATUREZA E SOCIEDADE
o
Reconhecimento de atuais e diferentes
organizações familiares,
o
Identificação dos fenômenos da natureza,
o
Reconhecimento do seu corpo e de suas
principais características,
MOVIMENTO
o
Reconhecimento dos movimentos que pode
realizar com o uso das partes do seu corpo,
o
Utilização dos movimentos de encaixe,
o
Interação entre o grupo.
MÚSICA
o
Audição de músicas,
o
Participação de brincadeiras que
envolvam a improvisação musical,
MATEMÁTICA
o
Estabelecimento de critérios para a classificação
e seriação considerando a cor, o tamanho, a forma e etc.
o
Reconhecimento das medidas de tempo,
antes, dia, noite, depois,
o
Construção e entendimento do calendário
o
Observação das semelhanças e diferenças
entre as figuras geométricas,
o
Leitura de representações gráficas em
diferentes situações.
o
Contagem oral e registro até 10,
o
Reconhecimento da função social do
número,
o
Construção progressiva do calendário,
através da marcação dos dias da semana, mês e ano.
PROCEDIMENTOS
(desenvolvimento)
o
Rodas de conversa
o
Pesquisas com os pais
o
Contação de histórias
o
Fazer gráficos do tamanho das crianças
o
Brincadeiras no espelho
o
Cantigas de roda
o
Classificação numérica
o
Auto-retrato
o
Poesia
o
Confecção da carteira de Identidade das
crianças
o
Construção do calendário
o
Painel de aniversário
o
Chamada com nome
o
Quebra-cabeça
o
Pintura facial
o
Nome no balão
o
Pessoas que formam a família
o
Meu tamanho no barbante
o
Meu pé
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